Ainda mais Valorizados Pelos Estudantes, Cursos De Especialização Não São Fiscalizados Pelo MEC

Quais As Diferenças Entre MBA E Pós Graduação?


Cursando contabilidade na USP (Universidade de São Paulo), André Lucato, de 34 anos, decidiu buscar uma especialização para fazer as horas de complementação acadêmica exigidas em seu curso. Ao pesquisar as opções oferecidas por novas universidades na internet, uma dúvida surgiu: Como saber quais cursos são cadastrados pelo MEC e quais as diferenças entre as titulações lato e stricto sensu? — Estava procurando cursos e não sabia discernir o que as corporações podem e não conseguem fazer pra doar uma pós-graduação lato sensu.


] também não deixa estas Imbel Abre Concurso Com Salários De Até R$ 4,quatro Mil O Dia . O MEC instaura que os cursos de pós-graduação (bem como chamados de lato sensu) não precisam de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pra serem ofertados. Eles são equivalentes a cursos livres e, portanto, geram certificados de especialização, e não diplomas de titulação acadêmica, como no caso das graduações, dos mestrados e dos doutorados. As especializações atendem a normas determinadas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). É o órgão que impõe, a título de exemplo, que oferta desses cursos precisa se limitar às instituições de educação superior credenciadas pelo MEC.


Pra Maria Lúcia Abid, professora da USP e pesquisadora da área de ensino e criação de professores de ciências no programa de pós-graduação da FE-USP (Escola de Educação), “é preocupante não haver supervisão de cursos de especialização”. — A propriedade e a efetividade deles precisam ser discutidas em imensos âmbitos.


No final das contas, em muitos casos, os mestrados profissionais foram desenvolvidos a partir de cursos de especialização. Estes cursos precisariam de um amparo superior dos órgãos oficiais. Ela também pondera que “muitas vezes as avaliações e regulamentações dos mestrados stricto sensu são colocadas de maneira imposta, sem a participação Mestres E Doutores Com Diploma No Exterior Procuram Revalidar Título na área”. — Isso, a meu visualizar, atrapalha. Em sua procura, Lucato achou árduo até já discernir quais são as instituições credenciadas pelo MEC e que, em vista disso, têm autorização para dar cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância.


É um tanto trabalhoso e sem divulgação. Não é possível fazer isto por intervenção de uma única consulta rápida. Assim sendo, acho que quase ninguém tem que fazer. A partir de assessoria de imprensa, o MEC informa que ainda não existe uma relação dos cursos de pós-graduação ofertados no Estado e nem sequer uma relação das universidades que os disponibilizam.


  • 8ª. Cidade do Panamá - 630 pontos
  • 20º Universidade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAE-FAAP)
  • 100º Instituição de Uberaba (UNIUBE)
  • De forma algum - Respondeu
  • 09291P - TE ED: Norma e normalização em Michel Foucault
  • Seja realista, principalmente em relação ao tempo indispensável para redigir a tese

A suspeita é de que isso seja compilado brevemente. O órgão assim como informa que parcela desse serviço agora foi iniciado, no entanto não indicou uma data pra conclusão e disponibilização dos detalhes na íntegra. Vai Fazer O Concurso Para Cartório Do TJ MG? , as informações que de imediato foram publicadas estão pela aba de “especializações” do portal, entretanto elas são parciais. Além O Que é preciso Fazer Pra Estabelecer uma Pós-graduação? , existe o chamado mestrado profissional. Este tipo de curso, como esta de o mestrado acadêmico e o doutorado, está colocado na pós-graduação stricto sensu.


Tua supervisão é feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Voltado pra capacitação de quem está introduzido no mercado de serviço, o mestrado profissional precisa possuir uma parcela de teu quadro docente constituída por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. O trabalho fim do curso necessita ser a toda a hora preso a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno.



Maria Lúcia explica que as especializações e os mestrados profissionais têm objetivos bem diferentes dos mestrados acadêmicos. — O mestrado acadêmico é uma preparação para uma carreira de pesquisador, tendo portanto como questão principal fazer com que o estudante desenvolva atividades ligadas à elaboração de uma dissertação, que é um trabalho de pesquisa. Prontamente a respeito de os mestrados profissionais e especializações, a professora esclarece que são cursos próximos em seus formatos, e têm como “foco de pesquisa a articulação com a área do serviço do estudante e profissional do mercado”. — O tipo de pesquisa muda, exige menos rigor acadêmico quanto às regras da academia, utilizam-se outros parâmetros que não apenas o acadêmico para fazer a busca a respeito de uma área profissional.